Disciplinas Eletivas Segundo Semestre
Construindo
História com Matemática
Ementa:
Está
eletiva busca demonstrar a importância da cultura, da memória e de alguns
momentos históricos em diversos tempos e espaços. Buscaremos
introduzir esse conhecimento de maneira bastante dinâmica utilizando a matemática,
mais especificamente a geometria para construção de maquetes e réplicas de vários lugares.
Justificativa
A
promoção da disciplina eletiva se justifica pelas sugestões e projetos de vida
dos educandos que manifestaram o desejo em conhecer mais e melhor o mundo, e
ainda aprendendo alguns conceitos sobre a construção civil, arquitetura, bem
como a importância das estruturas, que deverá estar presente no estudo e
projetos das maquetes.
Disciplinas
envolvidas: História e Matemática
Professoras:
Leandra
e Fabiana
Plano de Aula Eletiva –
Construindo História com Matemática - 08
e 15/09/2015
|
Objetivos: Abordar o tema Egito, escolhido
pelos alunos, através do estudo e construção das Pirâmides.
|
Conteúdos: - História e seus diferentes suportes ao longo do
tempo.
-
O Egito e as construções da antiguidade.
-Elementos
das figuras espaciais;
-Classificação de figuras espaciais;
-Representação
de figuras espaciais;
-Planificação e vistas de figuras espaciais.
-proporcionalidade;
-escala.
|
Competências e habilidades: -Comparar
pontos de vista sobre diferentes povos antigos.
-Saber planificar figuras espaciais e identificar
figuras espaciais a partir de suas planificações;
-Identificar elementos de um sólido
geométrico (arestas, vértices, faces);
-Representar um sólido por meio das
suas vistas e planificações.
|
Tempo previsto: 4 aulas.
|
Recursos: Textos para discussão, papelão, tesoura, cola quente, canetinhas,
régua, lápis.
|
Estratégias: Despertar o interesse dos
alunos através de curiosidades sobre as Pirâmides, construir as Pirâmides do
vale do Gizé.
|
Avaliação: participação nas discussões e
construções, qualidade do trabalho apresentado.
|
Desenvolvimento da Aula
No
primeiro momento será abordado o assunto Egito, principalmente as Pirâmides e
várias curiosidades sobre elas, em seguida será proposta a construção de
réplicas das pirâmides do vale do Gizé calculando proporcionalmente uma
escala para esta maquete.
|
****************************************************************
PLANO DE DISCIPLINA ELETIVA
1 – TÍTULO
“ DECORA ”
2 – EMENTA
Essa Disciplina Eletiva será desenvolvida a partir de
atividades, dinâmicas e construção, utilizando “Aprendendo com a arte de
reciclar” em integração com os conhecimentos da história sobre cada produto, com a finalidade de promover o
desenvolvimento do protagonismo juvenil, respeitando os valores e os sonhos
apontados pelos alunos na etapa do acolhimento.
3 - JUSTIFICATIVA
A
criação desta Disciplina Eletiva surgiu da necessidade de oferecer aos alunos
oportunidades educativas a partir do Projeto de Vida, respeitando os objetivos
e sonhos específicos que foram despertados durante a etapa do Acolhimento.
As atividades e
dinâmicas previstas para esta Disciplina Eletiva contribuirá para a formação
dos estudantes de forma aprofundada e diversificada a partir dos temas: Linguagens, códigos e suas
tecnologias, e História.
Não
se pode pensar na Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler,
escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso,
a escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos,
críticos e autônomos, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos
tempos modernos.
É
de amplo conhecimento que a vivência da arte dentro da escola possibilita o trabalho das
emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a
sociabilidade, entre tantas outras coisas. Assim como a Arte em suas diversas
manifestações, a História, através de suas concepções e
processos investigativos busca também exercitar a percepção, ajudando a
compreender e apreciar o mundo em que vivemos.
Além
disso, ao utilizar estratégias artísticas que aproximam o conhecimento “Aprendendo
com a arte de reciclar”, responsabilidade , consciência ambiental e história
percebemos que consumimos um grande número de produtos que vêm em embalagens
descartáveis, e a maior parte destes produtos são inutilizados e jogados fora.
Costuma-se chamar de sucata esse material descartável, cujo destino é o lixo.
Na realidade, sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com
criatividade na construção de brinquedos, jogos, materiais pedagógicos e
objetos de arte.
4 - ÁREAS DE CONHECIMENTO / DISCIPLINAS
Código
e Linguagens / Arte
Ciências
Humanas e suas Tecnologias/ História
5 – PROFESSORES
Jandira
Matias Leonardi
Vera Lúcia Aleixo
6 – OBJETIVOS
ü
Promover o desenvolvimento
da autonomia nos alunos para gerenciar a própria aprendizagem (aprender a
aprender) e para a transposição dessa aprendizagem em intervenções solidárias
(aprender a fazer e a conviver), sendo capazes de dar continuidade na produção
cultural e nas práticas sociais.
ü
Possibilitar
situações para que os alunos possam incorporar a diversidade para a construção
de valores de pertencimento e de responsabilidade, essenciais para a inserção
cidadã nas dimensões sociais e produtivas.
ü
Ampliar de forma
integrada os conhecimentos artísticos e científicos dos estudantes.
ü Benefícios em
reciclar:
ü v Economia de energia
ü v Redução da poluição
ü v Geração de empregos
ü v Melhoria da limpeza
e higiene da cidade
ü v Diminuição do lixo
nos aterros e lixões
ü v Diminuição da
extração de recursos naturais
ü v Menor redução de
florestas nativas
ü
ü O tempo que alguns
materiais precisam para se decompor?
ü
ü a) Embalagens
plásticas: mais de 100 anos
b) Papéis: de 3 a 6 meses
c) Latas de alumínio: 100 anos
d) Tampa de Garrafa: 150 anos
e) Vidro: mais de 10.000 anos
b) Papéis: de 3 a 6 meses
c) Latas de alumínio: 100 anos
d) Tampa de Garrafa: 150 anos
e) Vidro: mais de 10.000 anos
ü
7 – HABILIDADES
ü
Desenvolver
a percepção visual, a criatividade,
Imaginação, senso crítico, através da Arte Plástica;
ü
Compreender o suporte como matéria de construção poética na
materialidade da obra de arte, incluindo produtos reciclados como suporte na criação de arte;
ü
Ampliar e desenvolver nos
estudantes a consciência ambiental;
ü
Utilizar as embalagens de produtos para
conscientizar sobre uma vida com hábitos mais saudáveis;
ü
Ampliar os repertórios pessoal e
cultural, percebendo sua importância em processos de criação nas várias áreas
de conhecimento humano;
ü
Operar com imagens, ideias e sentimentos, por meio da especificidade dos
processos de criação em arte, gerando sua expressão na criatividade;
ü
Enriquecer o conhecimento sobre a história dos produtos em interação com
o meio ambiente;
ü
Contribuir para a compreensão do amplo conceito de reciclagem,
permitindo-lhes, desenvolver atitudes solidárias, cooperativas e de repúdio às
injustiças e preconceitos de qualquer natureza, respeitando o outro e exigindo
para si o mesmo respeito.
8 - CONTEÚDOS
O
espaço no território das linguagens artísticas.
Saberes
estéticos e culturais.
Relações
potenciais entre temáticas, épocas e culturas.
- INTRODUÇÃO A ERA CONTEMPORÂNEA: O MUNDO NO SÉCULO XIX.
- O BRASIL NO SÉCULO XIX.
9 – METODOLOGIA
As atividades previstas para essa
Disciplina Eletiva envolverá a separação correta do “LIXO”, papéis, latas, plásticos e
lixo orgânico. Com materiais recicláveis construir com elas objetos e peças
decorativas para que as mesmas possam
desenvolver a criatividade e imaginação, com formas de expressão do conhecimento como:
- Pesquisas;
- Trabalhos com agrupamentos;
- Rodas de Conversa;
- Entrevistas;
- Elaboração de objetos decorativos;
- Apresentação de materiais reciclados;
- Seminários;
- Apresentação de vídeos;
- Jogos;
- Dinâmicas.
10 – RECURSOS
Serão
utilizados diversos recursos, dentre eles:
- Tecnológicos;
- Vídeos e filmes;
- Materiais
paradidáticos e didáticos;
- Dicionários;
- Internet;
- Papelaria diversa;
11 – AVALIAÇÃO
O
processo avaliativo acontecerá durante o desenvolvimento de todas as etapas da
disciplina eletiva, considerando os critérios definidos para cada uma das
etapas.
Será
utilizado instrumento específico para o acompanhamento das ações desenvolvidas
pelos alunos.
12 – CULMINÂNCIA
Para
a etapa da culminância serão apresentadas as seguintes atividades e produções:
- exposições dos trabalhos
confeccionados pelos alunos.
13 – REFERÊNCIAS
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas Tecnologias/ História
2. ed. atual
– São Paulo: SE, 2012.152 p.
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de São Paulo: Códigos e Linguagens. 2.ed. – São Paulo: SE,
2012. 260 p.
Arte Sustentável: 10 incríveis artistas que
transformam lixo comum em arte; http://falacultura.com/10-arte-lixo/
Práticas que ajudam a diminuir a sua Pegada Ecológica; http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_
http://www.educadoressemfronteiras.org.br/
14 – CRONOGRAMA SEMESTRAL
1ª Etapa
Levantamento prévio e
Sensibilização.
2ª Etapa
Desenvolvimento.
3ª Etapa
Parabens!!! Uma escola protagonista!!!!!!!
ResponderExcluirParabens!!! Uma escola protagonista!!!!!!!
ResponderExcluirEXCELENTE TRABALHO..... PARABENS.
ResponderExcluir