quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Disciplinas Eletivas Segundo Semestre




Construindo História com Matemática
Ementa:
Está eletiva busca demonstrar a importância da cultura, da memória e de alguns momentos históricos em diversos tempos e espaços. Buscaremos introduzir esse conhecimento de maneira bastante dinâmica utilizando a matemática, mais especificamente a geometria para construção de  maquetes e réplicas de vários lugares.

Justificativa

A promoção da disciplina eletiva se justifica pelas sugestões e projetos de vida dos educandos que manifestaram o desejo em conhecer mais e melhor o mundo, e ainda aprendendo alguns conceitos sobre a construção civil, arquitetura, bem como a importância das estruturas, que deverá estar presente no estudo e projetos das maquetes.

Disciplinas envolvidas: História e Matemática

Professoras: Leandra e Fabiana


Plano de Aula Eletiva – Construindo História com Matemática  - 08 e 15/09/2015

Objetivos: Abordar o tema Egito, escolhido pelos alunos, através do estudo e construção das Pirâmides.
Conteúdos: - História e seus diferentes suportes ao longo do tempo.
- O Egito e as construções da antiguidade.
-Elementos das figuras espaciais;
 -Classificação de figuras espaciais;
-Representação de figuras espaciais;
 -Planificação e vistas de figuras espaciais.
-proporcionalidade;
-escala.
Competências e habilidades: -Comparar pontos de vista sobre diferentes povos antigos.
-Saber planificar figuras espaciais e identificar figuras espaciais a partir de suas planificações;
-Identificar elementos de um sólido geométrico (arestas, vértices, faces);
-Representar um sólido por meio das suas vistas e planificações.

Tempo previsto:   4 aulas.

Recursos: Textos para discussão, papelão, tesoura, cola quente, canetinhas, régua, lápis.


Estratégias: Despertar o interesse dos alunos através de curiosidades sobre as Pirâmides, construir as Pirâmides do vale do Gizé.

Avaliação: participação nas discussões e construções, qualidade do trabalho apresentado.

Desenvolvimento da Aula
No primeiro momento será abordado o assunto Egito, principalmente as Pirâmides e várias curiosidades sobre elas, em seguida será proposta a construção de réplicas das pirâmides do vale do Gizé calculando proporcionalmente uma escala para esta maquete.







****************************************************************

PLANO DE DISCIPLINA ELETIVA

1 – TÍTULO
DECORA ”

2 – EMENTA
                        Essa Disciplina Eletiva será desenvolvida a partir de atividades, dinâmicas e construção, utilizando “Aprendendo com a arte de reciclar” em integração com os conhecimentos da história sobre  cada produto, com a finalidade de promover o desenvolvimento do protagonismo juvenil, respeitando os valores e os sonhos apontados pelos alunos na etapa do acolhimento.
                                               
3 - JUSTIFICATIVA
A criação desta Disciplina Eletiva surgiu da necessidade de oferecer aos alunos oportunidades educativas a partir do Projeto de Vida, respeitando os objetivos e sonhos específicos que foram despertados durante a etapa do Acolhimento.
                        As atividades e dinâmicas previstas para esta Disciplina Eletiva contribuirá para a formação dos estudantes de forma aprofundada e diversificada a partir dos temas: Linguagens, códigos e suas tecnologias,  e História.
Não se pode pensar na Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos, críticos e autônomos, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos.
É de amplo conhecimento que a vivência da arte  dentro da escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras coisas. Assim como a Arte em suas diversas manifestações, a História, através de suas concepções e processos investigativos busca também exercitar a percepção, ajudando a compreender e apreciar o mundo em que vivemos.
Além disso, ao utilizar estratégias artísticas que aproximam o conhecimento “Aprendendo com a arte de reciclar”, responsabilidade , consciência ambiental e história percebemos que consumimos um grande número de produtos que vêm em embalagens descartáveis, e a maior parte destes produtos são inutilizados e jogados fora. Costuma-se chamar de sucata esse material descartável, cujo destino é o lixo. Na realidade, sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos, materiais pedagógicos e objetos de arte.

4 - ÁREAS DE CONHECIMENTO / DISCIPLINAS
Código e Linguagens / Arte
Ciências Humanas e suas Tecnologias/ História
5 – PROFESSORES
Jandira Matias Leonardi
                Vera Lúcia Aleixo

6 – OBJETIVOS
ü  Promover o desenvolvimento da autonomia nos alunos para gerenciar a própria aprendizagem (aprender a aprender) e para a transposição dessa aprendizagem em intervenções solidárias (aprender a fazer e a conviver), sendo capazes de dar continuidade na produção cultural e nas práticas sociais.
ü  Possibilitar situações para que os alunos possam incorporar a diversidade para a construção de valores de pertencimento e de responsabilidade, essenciais para a inserção cidadã nas dimensões sociais e produtivas.
ü  Ampliar de forma integrada os conhecimentos artísticos e científicos dos estudantes.
ü  Benefícios em reciclar:
ü  v     Economia de energia
ü  v     Redução da poluição
ü  v     Geração de empregos
ü  v     Melhoria da limpeza e higiene da cidade
ü  v     Diminuição do lixo nos aterros e lixões
ü  v     Diminuição da extração de recursos naturais
ü  v     Menor redução de florestas nativas
ü   
ü  O tempo que alguns materiais precisam para se decompor?
ü   
ü  a) Embalagens plásticas: mais de 100 anos
b) Papéis: de 3 a 6 meses
c) Latas de alumínio: 100 anos
d) Tampa de Garrafa: 150 anos
e) Vidro: mais de 10.000 anos
ü   

7 – HABILIDADES
ü  Desenvolver a percepção visual, a criatividade, Imaginação, senso crítico, através da Arte Plástica;
ü  Compreender o suporte como matéria de construção poética na materialidade da obra de arte, incluindo produtos reciclados  como suporte na criação de arte;
ü  Ampliar e desenvolver nos estudantes a consciência ambiental;
ü   Utilizar as embalagens de produtos para conscientizar sobre uma vida com hábitos mais saudáveis;
ü  Ampliar os repertórios pessoal e cultural, percebendo sua importância em processos de criação nas várias áreas de conhecimento humano;
ü  Operar com imagens, ideias e sentimentos, por meio da especificidade dos processos de criação em arte, gerando sua expressão na criatividade;
ü  Enriquecer o conhecimento sobre a história dos produtos em interação com o meio ambiente;
ü  Contribuir para a compreensão do amplo conceito de reciclagem, permitindo-lhes, desenvolver atitudes solidárias, cooperativas e de repúdio às injustiças e preconceitos de qualquer natureza, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

8 - CONTEÚDOS
O espaço no território das linguagens artísticas.
Saberes estéticos e culturais.
Relações potenciais entre temáticas, épocas e culturas.
A arte como profissão, prazer e lazer, produção artística brasileira.
- INTRODUÇÃO A ERA CONTEMPORÂNEA: O MUNDO NO SÉCULO XIX.
- O BRASIL NO SÉCULO XIX.

9 – METODOLOGIA
As atividades previstas para essa Disciplina Eletiva envolverá  a separação correta do “LIXO”, papéis, latas, plásticos e lixo orgânico. Com materiais recicláveis construir com elas objetos e peças decorativas  para que as mesmas possam desenvolver a criatividade e imaginação, com  formas de expressão do conhecimento como:
- Pesquisas;
- Trabalhos com agrupamentos;
- Rodas de Conversa;
- Entrevistas;
- Elaboração de objetos decorativos;
- Apresentação de materiais reciclados;
- Seminários;
- Apresentação de vídeos;
- Jogos;
- Dinâmicas.

10 – RECURSOS
Serão utilizados diversos recursos, dentre eles:
- Tecnológicos;
- Vídeos e filmes;
- Materiais paradidáticos e didáticos;
- Dicionários;
- Internet;
- Papelaria diversa;

11 – AVALIAÇÃO
O processo avaliativo acontecerá durante o desenvolvimento de todas as etapas da disciplina eletiva, considerando os critérios definidos para cada uma das etapas.
Será utilizado instrumento específico para o acompanhamento das ações desenvolvidas pelos alunos.

12 – CULMINÂNCIA
Para a etapa da culminância serão apresentadas as seguintes atividades e produções:
- exposições dos trabalhos confeccionados pelos alunos.
13 – REFERÊNCIAS

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas Tecnologias/ História
 2. ed. atual – São Paulo: SE, 2012.152 p.


São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Códigos e Linguagens. 2.ed. – São Paulo: SE, 2012. 260 p.

Arte Sustentável: 10 incríveis artistas que transformam lixo comum em arte; http://falacultura.com/10-arte-lixo/

Práticas que ajudam a diminuir a sua Pegada Ecológica; http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_
http://www.educadoressemfronteiras.org.br/
14 – CRONOGRAMA SEMESTRAL

1ª Etapa
Levantamento prévio e Sensibilização.

2ª Etapa
Desenvolvimento.
3ª Etapa
 Culminância.

ATIVIDADES: ARTE DA RECICLAGEM - PAPEL







3 comentários: